Primeiras impressões (rascunhos)

Dando uma fuçada em textos velhos, achei esse aqui em forma de rascunho desse blog. Hora de colocar todos esse bichos para fora (mesmo que incompletos).

– – – – – – – – – – – –
DE QUANDO COMECEI A LER MADAME BOVARY (07/07/2008)

É estranho que um livro com nome de mulher comece contando a vida de um homem. Era Charles Bovary e seu jeito “sem-jeito”, seu aspecto provinciano e suas atitudes simplórias. Ah, eu não gosto de companhias medíocres – e não me achem arrogante por isso, mas é horrível perder tempo com pessoas desinteressantes.

Quarenta páginas depois, surge a Madame Bovary. Não que ela não tivesse aparecido anteriormente, mas seus pensamentos eram sempre escondidos. Era Charles que a pensava. Mas aí ela surge, depois do casamento, e as primeiras palavras deixam claro: ela não é feliz. Pior: ela não gosta dele. Pior ainda: acho que ela se parece um pouco comigo. Ela também o acha medíocre e sem sabor. Pobre Charles! Até simpático, mas falta algo, um êxtase, uma paixão, um grito, sei lá… Por que as coisas nunca são simples?

“Teria talvez desejado confiar a alguém todas essas reflexões. Mas como descrever um incompreensível mal-estar, que muda de aspecto como as nuvens, que rodopia como o vento? Faltavam-lhe portanto as palavras, a oportunidade e a ousadia.”

.
.
.

Estou ansiosa pelos próximos capítulos. Compartilharei alguns deles com vocês, leitores (se houver). Espero que os apeteça. Sobre esse lugarzinho onde estou, já não consigo escrever. A musa lisboeta calou-se. Ou, pelo menos, deu-se férias. Vamos ver se (ou quando) ela volta para me soprar palavras ao ouvido.

Anúncios

Sobre Andréa Maciel

Paulista nordestina naturalizada recifense e entendedora do português lusitano. Estuda Comunicação Social - e adora a comunicação justamente por isso, porque é Social. Acredita em um mundo mais bonito. Acredita em todas as belezas.
Esse post foi publicado em Leitura, Literatura, Livros e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s