Prefácio

Ontem Quel me perguntou, com risos e através de um guardanapo: Andréa, o que foi que realmente aconteceu em Portugal?

A pergunta nem era tão difícil de responder. Foi tudo e nada, foi um dos períodos mais curtos e longos da minhas vida, cinco meses que se tornaram assuntos eternos – se não eternos, infinitos enquanto durarem, e me perdoem o plágio.

Eu escrevi muito enquanto estive lá. Mas não nesse blog: em outro, um que não existe mais. Era o medo de me expor. Lá eu só tinha um leitor, e era só a ele que tinha coragem de falar certas coisas. Eu era Penélope, costurando e descosturando minha vida em frente a esse leitor (ou tão não em frente, porque o Atlântico ainda não deixou de existir).

Loucura minha. Loucura nossa. Em um momento de lucidez, apaguei tudo aquilo. E mais lúcida ainda, guardei todos os textos exclusivamente para mim. Hoje, que sinto chegar uma outra febre,tive vontade de reler aquele meu eu que já não existe. E até gostei do que ali estava.

Esse grande apêndice é só pra dizer que já me sinto livre para compartilhar esses textos do outro blog aqui, em outro contexto, com outro sentido. E, talvez, as palavras percam um pouco da força que possuiam antes, mas é que a própria história que as motivou já não faz sentido para mim, já ficou num passado tão distante que parece que deixei em Lisboa antes de subir no avião. Sim, as pessoas vão embora e ficam as canções. Fazer o quê? Mas eu adoro cantar!

Anúncios

Sobre Andréa Maciel

Paulista nordestina naturalizada recifense e entendedora do português lusitano. Estuda Comunicação Social - e adora a comunicação justamente por isso, porque é Social. Acredita em um mundo mais bonito. Acredita em todas as belezas.
Esse post foi publicado em Amigos, Diário, Viagem e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s