Du vin

Os vinhos aqui são muito baratos. Podemos comprá-los de acordo com as regiões onde são produzidos: Porto, Douro, Alentejo, Dão… E, atenção à frase, realmente podemos comprá-los. Isso não é pouco para quem recebe uma bolsa em reais e vê o dinheiro sumir quando é transformado em euros!

Com vinhos regamos as conversas na residência do Lumiar. É quase a nossa água. Eis o verdadeiro sabor da vida em Portugal, além dos pastéis de Belém, claro.

Segue o meu menu “enólico”, comentado por mim mesma, uma pessoa que não entende nada de vinhos e que nunca foi muito além do Carreteiro…

St. Bart: vinho do Porto. Esse é o artigo de luxo, para os momentos mais adinheirados: custa 5€, em média.

Casal Garcia: é um Vinho Verde, mas não, ele não está estragado. Na verdade, ele não é verde de verdade. E tem bolhinhas.

Porca da Murça: nome horrível. Tomei depois de duas canecas de vinho do Porto, então não me lembro direito como era.

Ferreira: também é um vinho do Porto, mas é produzido em Douro. É um do Porto “falso”, como os brasileiros que têm nacionalidade portuguesa e, por isso, não precisam sofrer pra tirar um visto. Mas por que mesmo eu falei isso?

Periquita: o nome estranho não impede que seja vendido no Brasil. Em Lisboa, tem uma publicidade em que a garrafa do Periquita é mostrado ao lado do Cristo Redentor (!).

Moscatel que esqueci o nome: licoroso como os vinhos do Porto. Só que esse é o primo pobre. Até na calourada da Faculdade era oferecido de graça!

Quando voltar ao Brasil, vou trazer uma mala de vinhos pra minha festa de chegada. Eita, que agora vai ter gente pedindo pra eu voltar mais cedo! ^^

(Ainda bem que os enólogos e a Alfândega não lêem meu Tango)

Sobre Andréa Maciel

Paulista nordestina naturalizada recifense e entendedora do português lusitano. Estuda Comunicação Social - e adora a comunicação justamente por isso, porque é Social. Acredita em um mundo mais bonito. Acredita em todas as belezas.
Esse post foi publicado em Gastronomia, Viagem e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Du vin

  1. asadebaratatorta disse:

    opaa!!! trás um monte do primeiro pra mim!!! ;D E vê se não fica bÊbada toda semana, viu? Se cuida =*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s