Um pé na Grécia

Estava eu, alguns meses atrás, no Museu de Belas Artes, Rio de Janeiro. Entre tudo o que há lá, o que menos chama atenção, claro, são as réplicas (em gesso!) de estátuas gregas e romanas… Elas “enfeitam” alguns corredores. As cópias são horrorosas, grosseiras, diga-se de passagem… Enfim… No intervalo entre as coisas que valiam a pena, olho eu, meio que sem querer, para o pé da estátua. E vi algo familiar… Aquele dedo… Maior do que o dedão… Ei! Mas meu pé é assim também!

 

Fiquei tão comovida! E comecei a reparar: todas as estátuas era daquele jeito, sem excessão! Exatamente T-O-D-A-S têm o segundo dedo maior do que o dedão (!). Era fantástico (!!) . Eu não estava só no mundo! Fiquei tão radiante que comentei ao meu companheiro de viagem, Pedro:

– Você já reparou nos pés dessas estátuas? Nos dedos delas?

Enquanto falava isso, eu não encolhia meus dedos salientes (que audácia!). E Pedro, baluarte do conhecimento, com aquele tom que só o saber dá a alguém:

– É assim mesmo, Andréa. É um pé grego. Tem pé grego, egípcio…

Grego… Tenho pés gregos! Ah, como explicar? Era como se eu me unisse a Hércules em suas aventuras e cruzasse os mares com Odisseu e roubasse o fogo dos deuses com Prometeu (!!!) … Me senti parte de algo tão bonito! Tão maior do que eu! Maior até do que meus dedos!

Mas todo momento de felicidade tem um calcanhar de Aquiles (uma gota da baba de Caim) … A viagem acabou, meu mundo virou de cabeça pra cima, coloquei os pés no chão e voltei para casa.

 

Meu pés gregos em Copacabana

——-

Só por curiosidade [fonte pouco confiável]

“De acordo com anatomistas, 3/4 da população possuem o chamado pé egípcio, que se caracteriza por um dedão maior do que o segundo dedo; 1/6 possui o chamado pé grego, no qual o dedão é menor do que o segundo dedo; o restante tem o dedão e o segundo dedo do mesmo tamanho…”

Sobre Andréa Maciel

Paulista nordestina naturalizada recifense e entendedora do português lusitano. Estuda Comunicação Social - e adora a comunicação justamente por isso, porque é Social. Acredita em um mundo mais bonito. Acredita em todas as belezas.
Esse post foi publicado em Amigos, Artes, Diário, Viagem e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Um pé na Grécia

  1. izabel disse:

    Eu tenho pés egípcio, não é tão cheio de glamour quanto o grego, convenhamos… Vou fazer que nem a irmã da Cinderela e cortar um pedaço do dedão, para caber melhor.

    beijo, déa

  2. Rafael Sotero disse:

    Meus pés são gregos, mas acho que já havia comentado isso. Aliás, acho até que já havia comentando meu parentesco ariano. Sou praticamente um grego louro de dois metros de altura capaz de derrotar três milhões de persas em um desfiladeiro!

  3. aristeu disse:

    Não tenho pés gregos… =/

  4. manu disse:

    ah, eu também tenho pés gregos! 😀 sempre os achei feios, mas a partir de agora consigo ver um pouco de glamour nesse segundo dedo grandalhão, haha!

    (encontrei seu blog nos links do ‘em tempo de morangos’ e gostei tanto daqui, quanto de lá. espero que não se incomode se eu voltar mais vezes).

    beijo,

  5. Andréa disse:

    Claro que não me incomodo!!! Seja muito bem vinda! ! volte quantas vezes quiser, Manu!

    Beijos!

  6. Andréa disse:

    Eis que surge um exército de pés gregos! ^^

  7. Paulo Motta disse:

    Alguma estátua tinha o pé com cicatrizes que foram herdadas por um acidente no qual seu pé ficou preso na raia do pneu traseiro de uma bicicleta?
    Qual o percental de gente com o pé assim?
    Por favor, que tenham muitos! Quero me identificar com eles! ;p

  8. Andréa disse:

    ô, bichinho, meu Deus! sabe, considere-se um pé grego! os gregos são guerreiros! com certeza os pés de Odisseu tinham algumas cicatrizes! ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s